quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bach estava certo



I

Nessa vida toda boa
everything is good, so far
raízes me deixam imóvel
plantado a um móvel, meu sofá
é sina de domingo
que pede cachimbo (ou seria pé de cachimbo?)
mas o cachimbo não é de ouro,
e o touro, chama-se lente
das câmeras, CDs players, máquinas fotográficas,
que batem na gente, 
e em mim, na lente dos meus olhos e ouvidos
e lá vem o buraco, ao estilo Alice,
apimentado por Jefferson's Airplane,
em trocar o dever
pela toca de prazer
rodeado por música, amigos, TV,
adolescente irresponsável
meia hora, uma hora, dezenas de ampulhetas
em exercício temerário
e o sol se pôs denovo
e o gato furioso
grita: aonde você quer chegar?
na verdade querer eu não quero
mas eu sei bem aonde vou,
conheço bem esse lugar.
É uma zona de conflito
tal qual Israel e Egito,
se voltassem a brigar.

II

Meu id que é super
e o  superego é idiota (tal qual o coelho)
produzindo em vão
um remorso de tempo e cadeira
ao levando ao frio o chá, na geladeira,
deixando o filho de um cristão
aflito e anisoso, motivo de chacota.
E o ego maldito,
perdido
aceitando cada nota
cantada a plenos pulmões
em nome do viver da vida
tentando curar a ferida
e desviando sua rota
aos sentidos falastrões
do que toco, ouço, degusto, cheiro, e vejo
numa dança pseudo-divina
até que escorra endorfina
desse nariz viciado em desejo.

III

E lá  o sol se vai
e sem dó (sustenido menor) a lua vem
em si a noite cai
e em mi caio também
exausto em minha luta
ao compor sem papel
ao reger sem batuta
à repetitiva inspiração de um Ravel
minha eterna toccata e fuga.

Video: Interpretado por Valentina Lisitsa (estudo no. 12 op. 25 de Chopin)

6 comentários:

  1. Edu,

    grande gole de inspiração tomou. Não pude me conter ao entrar nessa sua composição, senti-me em pleno dia de domingo com a calmaria de um raio de sol que esquenta o rosto gelado.

    Bejos!!!

    ResponderExcluir
  2. Saboroso, Eduzito!
    Estar imóvel não necessariamente aquieta o pensamento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Du, esse blog é a sua cara. Mandou muito bem. Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Olá, temos um amigo em comum. Gostaria de compartilhar meus pensamentos com vc. Me siga no blog Afeto Virtual. Já te sigo! Felicidades.

    ResponderExcluir
  5. Estranho: que bom que gostou! Esse particularmente saiu a minha cara aos domingos, e confesso que, apesar de não gostar de poemas auto-biográficos, alguns acabam saindo assim.

    Rafa: sempre! Quando estou imóvel na verdade é a hora que os pensamentos jorram... é aí que mora o perigo!

    Ana: Vou ficar feliz se vc aparecer sempre pra comentar! Que bom que viu!

    Cris: Que amigo incomum nós temos? Vou seguir sim!

    Marcio: Cara, mto bom que tenha gostado! Passe o tempo que quiser e divirta-se! Seja sempre bem vindo!

    Pessoal: não postei semana passada por conta do carnaval, amanhã haverá um novo. Prometo!

    ResponderExcluir